Maratona BTT Clube Desportivo de Fiães’14

Na recta final do primeiro semestre do ano, o Rota da Rolha BTT regressou às provas em linha, com a cara lavada e novas cores. Depois da inscrição na Federação Portuguesa de Ciclismo e da criação de um seguro, faltava-nos realizar um dos mais desejados projectos para o ano corrente: o equipamento Rota da Rolha BTT! Esse objectivo foi alcançado, no final do mês de Maio, após um longo processo de angariação de fundos, procura de patrocínios, aos quais estamos muito gratos, escolha de marca, cores e modelos. Com a colaboração da Cofides Competição contamos agora com um fantástico equipamento, ao nível do não menos fantástico grupo Rota da Rolha BTT.

Após o saudoso passeio entre Paredes de Coura e a Sra. da Peneda e o clássico Passeio Anual, o regresso ao convívio betetista ocorreu às portas de casa, na cidade de Fiães. O apadrinhamento da primeira edição da Maratona BTT do Clube Desportivo de Fiães contou com cinco elementos do Rota da Rolha BTT, oriundos da margem sul do Douro.Este evento trouxe algo de novo ao grupo, ou pelo menos a parte dele. Dado que o local da prova distava cerca de 15 quilómetros de casa optámos por ir a pedalar para Fiães , aproveitando para fazer um breve aquecimento. Como tomámos esta decisão, os cinco elementos escolheram a meia maratona, com cerca de 30 quilómetros.
Na linha de partida, o céu escuro prometia uma festa regada, mas isso não demoveu a vontade dos betetistas presentes. O início foi bastante rolante, pautado por muita estrada, onde os populares puderam aplaudir e incentivar os participantes.  Nesta fase os cruzamentos estavam bem vigiados e o trânsito bem comandado.
Ainda nos primeiros cinco quilómetros assisti a uma queda nos paralelos, cujo acidentado terá que investir nuns calções novos.  A chegada da terra trouxe consigo os singletracks, sempre bem agradáveis e divertidos. Nos primeiros metros de singletrack vi um grande azar para qualquer betetista: um dropout partido e fim de prova para um atleta. Felizmente o Rota da Rolha BTT já aprendeu a lição dos dropouts! Até ao reforço, situado ao quilómetro 14 sensivelmente, passámos por uma brutal descida, bem assinalada como perigosa. Quanto ao reforço não posso opinar, pois não parei. Mas, segundo o Vasco ‘glutão’ Fonseca, havia umas bolas de berlim divinais! Cerca do quilómetro 19 passámos por um ”túnel-cascata” bem engraçado. À saída deste mesmo túnel chegaram dois elementos novos: a lama e a chuva. Até então, a chuva tinha permanecido nas nuvens e o terreno esteve sempre livre de lamaçais. Este último terço de prova iria contar com a dificuldade extra do piso escorregadio.  Curiosamente esta parte final foi, na sua grande maioria, feita em estrada. À chegada às imediações de Fiães reparo no meu único ponto negativo da prova. Num ou outro cruzamento mais perigoso não estavam presentes elementos da organização. Certamente será um aspecto a ter em conta em futuras edições.

Apesar de ter sido a primeira edição, tenho que dar os parabéns à organização. Sempre muito simpáticos, com bom humor no reforço e postos de abastecimento, apesar de não ter parado, marcações ao nível do melhor que encontrei até hoje, lavagem das bicicletas com uma super mangueira, percurso agradável e vertente solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Agora é continuar a trabalhar para melhorar.

Os elementos do Rota da Rolha BTT estiveram em bom nível. Sem lesões, quedas ou avarias tudo correu bem. Somando a prova e as viagens totalizámos cerca de 65 quilómetros, o que acabou por ser bem proveitoso.

Ricardo Marques
09/06/2014

Etiquetado , , , ,

2 pensamentos sobre “Maratona BTT Clube Desportivo de Fiães’14

  1. cdfbiketeam disse:

    Muito obrigado pelo feedback positivo e acima de tudo ficamos orgulhosos por terem gostado. Na parte final assumimos a ausência de voluntários, faltaram cerca de 20 com quem contávamos e foi difícil gerir.

Deixe um comentário